
Fique atento às novas exigências do governo e evite bloqueios no recebimento dos seus benefícios!
O Governo Federal anunciou que a biometria passará a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros programas ligados ao Cadastro Único (CadÚnico).
A medida tem como objetivo aumentar a segurança e evitar fraudes no recebimento dos benefícios — garantindo que os recursos cheguem a quem realmente tem direito.
O que muda na prática?
A partir da nova determinação, todos os beneficiários deverão fazer o cadastro biométrico, incluindo impressões digitais e reconhecimento facial.
Quem não realizar o procedimento poderá ter o benefício bloqueado temporariamente até a regularização.
Como fazer o cadastro biométrico?
O processo é simples e gratuito. Basta comparecer a uma unidade do Cadastro Único, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou à agência da Caixa Econômica Federal, levando:
- Documento de identidade com foto
- CPF
- Comprovante de residência
Em algumas cidades, também é possível realizar o procedimento via aplicativo Meu CadÚnico, com validação facial pelo celular.
Para quem é MEI ou empresário: atenção redobrada!
Se você é microempreendedor individual (MEI) e alguém da sua família é beneficiário do Bolsa Família ou outro programa social, essa regra também se aplica!
Garanta que todos os membros da família estejam com o cadastro em dia e a biometria feita, para não correr o risco de perder o benefício.
Fique em dia com seus dados!
Manter o cadastro atualizado é fundamental não só para continuar recebendo os benefícios, mas também para facilitar o acesso a outras políticas públicas, como linhas de crédito, programas de habitação e isenção de taxas.
A Dataminas Contabilidade está aqui para ajudar você a se manter informado e regularizado.
Se tiver dúvidas sobre esse ou outros assuntos que envolvem o CadÚnico, MEI ou benefícios sociais, fale com a gente! (34) 3823-4046 Visite-nos ou chame no WhatsApp
Fonte: Agência Gov